Região Turística da Costa Doce / RS

A região turística denominada Costa Doce, apesar de possuir uma natureza privilegiada e única em vários aspectos, hoje está focada principalmente no turismo histórico-cultural. Fato compreensível em vista do que oferecem suas belas e históricas cidades, como Rio Grande e Pelotas.

 

Mas a região tem muito mais a oferecer.  Locais como a antiquíssima Capilha/Rio Grande, as margens da Lagoa Mirim, a reserva do Taim, com sua incrível biodiversidade, e o litoral selvagem e pouco explorado da praia do Hermenegildo/Santa Vitória do Palmar compõem um cenário espetacular para o desenvolvimento do Turismo de Experiência.

 

Além disso, há vários pontos de interesse arqueológicos como naufrágios históricos, antigas igrejas e faróis, sítios paleontológicos e os ‘concheiros’, que são extensões de praia cobertas por uma espessa camada de conchas fósseis.

 

Outro grande atrativo são as torres de energia eólica, com seus impressionantes 90 metros de altura. Essas torres podem ser vistas de vários pontos da orla e conferem aos caminhantes deste roteiro uma visão futurista e moderna da região.