O QUE LEVAR & RECOMENDAÇÕES

1- Higiene e medicação

 

Sempre dê preferência para produtos biodegradáveis. Clique aqui e entenda o porquê.

Colírio, xampu, escova/creme e fio dental, desodorante, sabonete, agulha, tesourinha, linha de costura, esparadrapos (leve sempre mais do que imagina que irá usar), protetor solar e labial, band-aid, relaxante muscular (que não cause sonolência), anti-inflamatório sugerido por seu médico para possíveis inflamações articulares, creme hidratante para pele, pomada contra assaduras, vaselina para evitar bolhas, medicamentos de uso contínuo ou para primeiras necessidades (consulte sugestões), papel higiênico, lenços umedecidos, repelente, 1/3 de sabão biodegradável( côco ou glicerina) para lavar roupa.

 

Lembre-se: você terá que carregar todos os seus pertences. Portanto, leve isso em conta na hora de escolher o volume e peso de produtos como hidratantes, lenços umedecidos etc.

 

IMPORTANTE: Durante o dia de caminhada, é necessário repor energia, eletrólitos e recuperar o desgaste muscular, o que se consegue com carbo gel com BCAA a cada 2 horas e 1 barra de proteína a cada 3 horas. Portanto, leve para a caminhada aproximadamente 9 barras de proteína e 16 de carbo gel com BCAA (isto é apenas uma sugestão, há outras maneiras de repor as energias durante a caminhada).

 

2 - Roupas de dormir e roupas de caminhada

 

As roupas de dormir sempre serão as mesmas, todos os dias:

- Sandália para descanso nos acampamentos (papete é a ideal)

- Pares de meias para dormir

- Calça de dormir (pijama ou abrigo)

- Bermuda

- Roupas íntimas

- Blusas (de preferência de mangas compridas)

- Blusa e calça segunda pele

- Casaco de frio (de preferência que não seja muito pesado nem muito volumoso)

- Touca de lã

- Pequeno travesseiro inflável

- Roupas de banho, toalha, acessórios relacionados

- Pano para limpeza mais pesada (limpar a areia dos pés, da mochila etc.).

 

 

Roupas de caminhadas

- O ideal é tênis de caminhada, de preferência com amortecedores, e que não seja justo na ponta dos pés, pois eles incham bastante durante um dia de caminhada na areia e, se houver descuido, a perda de unhas pode acontecer.

Evite tênis com tecido de trama aberta (aquele todo furadinho), pois entra areia e isso pode causar desconforto e bolhas.

Nota: há trekkers que preferem sempre as suas botas, já estão acostumados a caminhar assim. Não há restrição quanto a elas; a opção é individual e particular.

- 4 pares de meias (2 finas e 2 grossas)

- Calça leve para caminhada

- Bermuda                                                                                                           

- Roupas de baixo

- Camisetas para as caminhadas

- Uma canga grande de tecido leve

- Breeze (bandana tubular)

Observação: Há como lavar roupa durante a caminhada.

 

3 - Outros equipamentos

- Mochila de 60 litros

- Mochila de ataque ou uma pochete para transporte de pequenos objetos e acessórios

- Saco de dormir 0ºC

- Isolante térmico, de preferência inflável

- Cantil, squeeze ou Camel-back para levar consigo 1,5 litros de água diariamente ( fornecemos a água )

- Bastão para trekking ou cajado

- Tensor para joelhos

- Capa de chuva de boa qualidade – preferência para os modelos tipo poncho

- Mosquetões de tamanhos variados (para pendurar coisas) – facilita muito

- 10 prendedores de roupa (também para ser utilizado no Varal de Orações – de preferencia de madeira)

- Rolinho de fita silver-tape (você pode precisar)

- Sacos estanques para embalar as coisas na mochila

- Chapéu de abas que cubra o pescoço

- Óculos de sol

- Máquina fotográfica

- Lanterna pequena com jogos de pilhas reservas

 

*Vale lembrar: NÃO HÁ SOMBRA. É extremamente importante saber que é preciso proteger-se do sol.

 

**Outro lembrete: cortar as unhas dos pés, para evitar o atrito com o tênis durante a caminhada.

 

Sobre cuidado com as bolhas

Há vários métodos para evitar bolhas.

Comece a prevenção, preferencialmente, dois ou três meses antes da viagem. 

Massageie os pés com álcool gel após as caminhadas de treino e após o banho.

O álcool desidrata a epiderme, ou seja, a camada mais externa do pé, aumentando sua espessura e diminuindo a chance de formação de bolhas. 

 

Massageie os pés com vaselina, nas plantas dos pés e entre os dedos. A vaselina reduz o atrito do pé com a bota e dos dedos dos pés. Coloque uma meia de algodão fininha, de preferência sem costura, (as mesmas utilizadas pelos pacientes diabéticos) para prevenir trauma na superfície dos pés.

 

Coloque um segundo par de meias de Coolmax ou Smartwool. Essas meias são espessas e macias, diminuindo o trauma nas plantas dos pés. Elas também permitem que a umidade seja evaporada dos pés, mantendo-os secos. A meia fininha, de algodão, é ótima para evitar que a vaselina entre em contato com a Coolmax ou Smartwool.

 

As botas devem estar bem calçadas, sem folga ou aperto desnecessário.

Veja mais dicas sobre isso em: Blog de Escalada .

Condicionamento físico

 

* Para pessoas com pouco condicionamento físico, recomendamos caminhadas de 5 Km a 10 Km pelo menos 3 vezes por semana, de preferência 60 dias antes da viagem , e, se possível, com  uma mochila com 5 Kg, para já ir adaptando o corpo à realidade da trilha.

 

** Pessoas que estejam acima do peso ideal (10 Kg a 15 Kg) devem fazer uma entrevista antecipada para avaliação. Pessoas que tenham problemas nas articulações (principalmente joelhos), somente com autorização médica e após entrevista. Qualquer outro problema de saúde torna-se imprescindível avaliação médica.

 

*** Caminhar na praia parece ser uma atividade muito leve e tranquila. Apesar do terreno ser firme, a realidade é que será uma atividade extenuante, principalmente depois do terceiro dia. Os esforços recaem sempre sobre a mesma musculatura, o que pode gerar tendinites, câimbras e dores localizadas. Outro agravante é que a areia fina infiltra-se por todos os cantos durante a caminhada.