conheça termos essenciais
 

Você sabe o que é um camping selvagem, uma mochila de ataque ou um PC? Descubra a seguir.

 

A

Anorak - Jaqueta especial isotérmica e impermeável.

B

Bastão (Stick) - São bastões que ajudam a diminuir o impacto e auxiliam no equilíbrio durante uma caminhada. Utilizados no trekking ou na escalada. 

Bota - Utilizada no trekking ou na escalada. Deve ser confortável e resistente.

Bússola - Dispositivo para orientação que indica o Norte magnético.

C

Cadeirinha - Uma espécie de cinto reforçado, com suportes adicionais nas pernas, utilizado para prender a corda em escalada, rapel, canyoning etc.

 

Camel back - Mesmo que cantil.

 

Camping selvagem - Camping sem infraestrutura. Geralmente, é o tipo de acampamento utilizado em travessias em que há o pernoite.

Cânion - Acidente geográfico normalmente associado à erosão por rio ou terremotos, caracterizado por fendas no solo, podendo variar em relação à extensão e à profundidade.

Cantil - Utilizado no armazenamento de líquidos.

Carrero - Ver trilha.

 

Cascading - Mesma atividade que o rapel, porém numa cachoeira ou queda d´água onde os praticantes devem resistir ao frio das águas geladas e ainda coordenar o rapel.

Contador de passos - Ver marca-passo.

Corrida de aventura - Se caracteriza pela prática de trekking, canoagem, escalada, mountain bike, rapel, canyoning, cavalgada, etc. numa mesma competição. Várias equipes têm por objetivo completar o percurso no menor tempo possível.

Cume - Topo de um morro ou montanha.

E

Ecoturismo - Tipo de turismo que se apoia nos recursos naturais de valor ecológico e cultural de um local, sem comprometer a sua conservação e renovação.

Enduro a pé - Prova de regularidade em trekking na qual equipes percorrem trilhas, matas fechadas e utilizam planilhas que contêm distância, velocidades-médias, símbolos-referências e tempos. O objetivo é realizar um percurso pré-determinado no tempo exato. Ao longo do percurso, há postos de controle (PCs) que verificam se as equipes estão no caminho correto, anotando o tempo de passagem pelo local.

 

Escalaminhada - É considerada escalaminhada uma subida com inclinação acima dos 50° onde, em vários trechos, as mãos são usadas para facilitar a subida.

F

Fogareiro - Equipamento para cozinhar e aquecer alimentos em travessias. Existem vários modelos. O mais comum é a gás. O botijão é leve, descartável e dura em torno de 6 horas, dependendo do modelo e uso.

G

Glacial - São os caminhos que o gelo derretido de grandes altitudes percorre.

 

GPS (Global Positioning System) - Sistema de Posicionamento Global, através de satélites.

 

Guia de ecoturismo - Pessoa responsável por conduzir as outras em segurança em trilhas ao ar livre.

H

Hiking - Caminhada curta; uma trilha de um dia, geralmente não há um grande esforço.

Hipotermia - Temperatura do corpo baixa demais (possivelmente com congelamento de extremidades). É um mal comum em determinadas altitudes ou em locais frios. Não é necessário haver neve ou gelo para ocorrer um quadro de hipotermia. Dois agravantes para a hipotermia são a chuva e o vento.

Headlamp - Lanterna de cabeça.

I

Isolante térmico - Tem a função de isolar a temperatura do solo. É utilizado como uma espécie de colchão, geralmente feito de EVA.

 

 

M

Marca-passo - Ou Contador de Passo. No trekking de regularidade, é aquele que cumpre a função de dar a distância entre uma referência e outra.

Mata ciliar- Vegetação que acompanha, normalmente, um curso de água ou nascente.

 

Mateiro - Nativo que conhece bem a região e pode ser contratado como guia.

 

Mochila - Para caminhadas, deve ser feita de materiais resistentes. Serve para carregar todo o equipamento necessário à atividade. Com capacidade medida em litros, possui ajustes que garantem a segurança e o conforto.

 

Mochila de ataque - Mochila pequena com litragem de até 38 L, utilizada para caminhadas curtas de até um dia.

 

Mochila cargueira - Mochila de grande porte, utilizada em expedições de grande duração (acima de 2 dias); sua litragem varia de 40 até 120 L.

Mochileiro - É um viajante independente, que organiza suas viagens por conta própria ou em grupo, dando ênfase ao conhecimento, aventura e diversão. Geralmente, utiliza meios de hospedagens mais econômicos e costuma fazer viagens mais longas.

 

Mosquetão - E um anel metálico que possui um segmento móvel, chamado gatilho, que se abre para permitir a passagem da corda ou inserção de outro objeto. É um equipamento típico de uso em esportes que utilizam cabos (cordas) como item de segurança, como escalada.

 

 

N

Navegador - Ou Planilhador. No trekking de regularidade, é quem segue a planilha da prova, observando as referências descritas, trilhas existentes, marcações efetuadas pela direção de prova e qual o trajeto a equipe deve seguir para atingir as referências nos tempos obtidos nos cálculos.

 

Neutral - Ver neutralizado.

 

Neutralizado - No trekking de regularidade, é um intervalo da prova, muitas vezes usado para descanso/alimentação dos competidores.

 

Norte Magnético - Por muito tempo se pensou que o norte geográfico e o norte magnético eram um só. O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra. Os dois nortes, portanto, expressam fenômenos geofísicos diferentes. Uma agulha imantada presente na bússola aponta sempre para o polo norte magnético e, de modo aproximado, para o norte geográfico.

 

Nós - É o resultado do conhecimento de como unir cordas a outras coisas, imprescindível para montanhismo, escalada e rapel.

 

 

O

Orientação - É o conjunto de técnicas e conhecimentos que permitem responder: "Onde estou e para onde vou?".

 

 

P

Paracord - Muita gente nunca ouviu falar de paracord, mas todo aventureiro deveria ter algum em seu kit. Trata-se de um item leve, compacto e útil para uma infinidade de usos. Ela é composta por uma capa e sete cordinhas internas mais finas. Cadas uma delas é feita de dois fios individuais trançados. Sua resistência à tração é de 550 libras. Algumas de suas utilidades: pendurar rede ou lona, cadarço, corda de arcos, rede trançada de pesca, linha de costura, fixar equipamentos ou acessórios a mochilas.

 

PC - Ver posto de controle

Peregrino - Aquele que percorre um caminho de busca por algo espiritual.

 

Planilha - Usada nas provas de regularidade. Se refere a papéis que contém distância, velocidades-médias, símbolos-referências e tempos.

 

Planilhador - Ver navegador.

Posto de controle (PC) - Utilizado nas provas de regularidade. Cada posto tem fiscais que ficam pelo percurso para verificam se as equipes estão no caminho correto, anotando o tempo de passagem pelo local.

 

 

R

Rally a pé - Ver enduro a pé.

 

Rapel - É uma atividade vertical praticada com o uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões, cachoeiras e vãos livres, bem como edificações.

 

Regularidade - Tipo de prova competitiva. Ver enduro a pé.

 

 

S

Saco de dormir - O saco de dormir é imprescindível para proteger o corpo do frio durante a noite num pernoite. Há sacos para várias temperaturas.

 

Silver Tape - Fita adesiva de cor cinza, feita de polietileno e tecido de algodão com adesivo. Ela é muito usado em reparos pela sua resistência e durabilidade.

 

 

T

Tirolesa - Travessia feita com cordas de maneira horizontal. Pode ser suspensa do solo ou entre dois pontos.

 

Travessia - Travessia é normalmente realizada entre dois pontos distintos. Não existe competição. O percurso é longo, podendo durar vários dias e com diferentes graus de dificuldade. O pernoite geralmente é feito em acampamentos.

 

Trekker - Pessoa que pratica hikking ou trekking.

 

Trekking - Trekking ou caminhada é uma atividade realizada a pé num ambiente ao ar livre. Em comparação com outros esportes, é considerada a atividade mais acessível financeiramente.

 

Trilha - O caminho utilizado para se chegar a um local determinado.

FONTES: Pesquisa própria, Site Caminhada Mineira