"Jogo Educativo"
top of page
Buscar
  • fsouzaneto

"Jogo Educativo"


Integrante e idealizadora do projeto educativo do Caminho dos Faróis, que acontece entre a Capilha e Barra do Chuí, a arte educadora Janaína De Lima sempre cultivou o sonho de limpar o percurso na praia. Para tanto, criou e desenvolveu um projeto educativo visando incentivar a preservação dos 190km de território, agora transformado em um jogo de tabuleiro intitulado “O que tem no Caminho?”, voltado a crianças na faixa etária de 7 aos 12 anos de idade.


O projeto começou a ser idealizado em setembro 2017, durante a primeira participação no evento da Semana Mares Limpos da ONU, quando Janaína criou um material educativo de dobraduras, com perguntas e respostas sobre a fauna do Taim e os 4R’s da coleta de lixo. Ela o distribuiu para todas as crianças e adultos presentes ao evento, realizado em uma escola municipal da praia do Hermenegildo.


A repercussão da atividade fez com que a arte educadora enxergasse um imenso potencial de crescimento para a ação. “Reunimos mais de 200 pessoas neste evento. Mas, como fizemos com recursos próprios, foi bastante limitada a quantidade de material distribuído. Assim, tivemos a idéia de criar um financiamento coletivo para conseguir atingir um número maior de crianças”, afirmou.


Após convidar amigos, caminhantes, familiares e simpatizantes para participar do financiamento coletivo, visando obter os recursos necessários, o projeto educativo alcançou a meta estipulada. Com isso, era hora de partir para o trabalho. Janaína começou a organizar um jogo pedagógico/ecológico, criando um mapa do percurso como tabuleiro, onde os participantes são os faróis. Assim, o jogador pode interagir coletando o lixo e conhecer a fauna e flora, que circunda o local. As cartinhas foram elaboradas a partir de fotografias, feitas por ela, dos animais da Reserva do Taim, em formato de ilustrações.


O jogo intitulado “O que tem no Caminho?” pode ser jogado por até quatro crianças. Cada participante escolhe um farol, joga um dado e anda o número de casas correspondente ao de símbolos que aparecerem. Cada casa corresponde a uma carta, que representa um animal, um local ou até mesmo o lixo. Quando alguém chegar ao final da trilha, é a hora de contar os pontos das cartinhas nas mãos dos participantes. A cartinha do lixo é a de maior pontos. O jogador com mais pontos será o vencedor.



Atualmente, o projeto educativo do Caminho dos Faróis está comprometido com ações educativas em duas escolas municipais, uma da Barra do Chuí e outra da praia do Hermenegildo. O projeto acontece também em parceria com os alunos do curso de Turismo da FURG/Santa Vitória do Palmar, que serão voluntários para uma ação de catalogação de lixo no dia 15 de setembro próximo, entre o balneário do Hermenegildo e Barra do Chuí na atividade que integra a Campanha Mares Limpos, da ONU.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page