O Caminho dos Faróis é um roteiro de turismo de experiência de 190 km que inicia na localidade da Capilha, Rio Grande / RS, margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, e segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, Santa Vitória do Palmar / RS. Ele é percorrido em 10 dias (8 de caminhada), com aproximadamente 25 km por dia. 

 

Ali não há hotéis, pousadas, lojas, ruas, sinal de telefone, e-mails, nem todo aquele excesso de afazeres e preocupações do dia a dia que nos ocupam a mente e sufocam o espírito.  A experiência de passar oito dias caminhando numa praia deserta entre conchas, dunas, naufrágios e faróis, longe de todo o supérfluo que nos é ostensivamente imposto, permite ao viajante enxergar o que é realmente importante.

 

Um cenário perfeito para caminhadas contemplativas ecologicamente ativas, na medida em que oportuniza aos participantes a realização voluntária de atividade de coleta do lixo da praia e outras ações de cuidado com o meio ambiente.

 

O Caminho dos Faróis pode ser considerado uma evolução de um roteiro já existente - a Travessia da Maior Praia do Mundo.